Diretoria do Previ Porto presta contas em Audiência Pública na Câmara Municipal

por pol — publicado 06/06/2017 10h09, última modificação 06/06/2017 10h09
A Câmara de Porto Nacional realizou na manhã desta segunda, 05, às 08h, uma Audiência Pública com a diretoria do Previ Porto, para prestação de contas do instituto de previdência do município aos vereadores, servidores municipais e a sociedade. A prestação de contas foi solicitada pelo vereador Jefferson Lopes através de um requerimento. Estavam presentes os vereadores, Adael Oliveira, Miúdo, Geylson Neres e Jefferson Lopes, a diretoria do Previ Porto e servidores municipais.

A diretora executiva do Previ Porto, Sheylla de Araújo Barbosa ao iniciar a prestação de contas,  fez uma explanação mostrando aos presentes os repasses previdenciários feitos pelo Executivo nas contas do Instituto e todas as despesas realizadas, mês a mês, do mês de novembro de 2016 a abril de 2017, totalizando um período de 6 meses.

O vereador Miúdo comentou que “é importante essa prestação de contas, ao ressaltar que foi um dos defensores para a criação do instituto”. Miúdo parabenizou a diretoria do Previ Porto por estar à frente dessa instituição de tamanha importância para os servidores do município. “É essencial  mantermos o Previ Porto em sintonia com a Câmara e com os  servidores; o que dá ao instituto cada vez mais,  transparência e  credibilidade”, afirma.   O vereador é também autor de um requerimento que solicita ao executivo a doação de  um terreno para construção da sede própria para o Previ Porto.

O vereador Jefferson Lopes esclareceu “estar preocupado com a prestação de contas, pois há uma lei aprovada que requer que a mesma seja realizada bimestralmente e como ainda não tinha acontecido este ano, foi solicitado  por meio de requerimento a realização desta audiência pública”, comenta. “A diretora trouxe todas as planilhas e teremos uma cópia para que fique nos registros desta Casa, até mesmo para que possamos acompanhar todo o  processo da prestação de contas fazendo comparativos, porém no geral, a explanação feita foi transparente e satisfez as exigências dos servidores”, afirma. Lopes, destacou estar satisfeito com a transparência das aplicações que estão de acordo com o esperado, entretanto,  lamentou a pequena participação dos servidores municipais.

A diretora do Previ Porto, Sheylla de Araújo Barbosa, comentou que  “tem procurado fazer o trabalho frente ao instituto com muita transparência ao destacar que  o mesmo é um patrimônio do servidor”. Quanto a gestão dos bens, Sheylla esclareceu que “o Previ Porto tem obtido uma boa rentabilidade com o  empenho das assessorias  e com relação as eleições, já está sendo preparado o edital e se coloca como pré-candidata com a intenção de concretizar os planos que tem para executar no Instituto”, finaliza.

A servidora Gracilene Tiago dos Santos, gestora da escola municipal Deazil Aires, disse estar satisfeita com a prestação de contas, destacando que “é importante para os servidores, saber para onde o dinheiro está indo e com o que  está sendo gasto, demonstrando a transparência de uma gestão compartilhada e democrática”, enfatiza.

Por Meire Almeida

Créditos: Altamir Moreira