Diretoria do Previ Porto presta contas em Audiência Pública na Câmara Municipal

por pol — publicado 21/08/2015 11h31, última modificação 21/10/2019 14h49

A Câmara Municipal de Porto Nacional  realizou,  nesta quinta-feira, 20, às 19h, uma Audiência Pública com a Diretoria do Previ Porto para   prestação de contas do Instituto de Previdência do município aos  vereadores, aos servidores municipais e à sociedade em geral.

Estavam presentes os vereadores, Jefferson Lopes, Dr. Eduardo Manzano, Adael, Ronivon Maciel, Fábio Alves, Miúdo, a Diretoria do Previ Porto e comunidade. Ao iniciar a prestação de contas, o Diretor do Previ Porto, Sidney Pereira de Oliveira,  fez uma breve explanação histórica do Instituto, que foi criado em outubro de 2013 e mostrou aos presentes os repasses previdenciários feitos pelo Executivo nas contas do Instituto e todas as despesas realizadas, mês a mês desde outubro de 2013 até julho de 2015.  O Diretor esclareceu que o Instituto possui 23 aposentadorias, 2 pensões por morte e 101 atendimentos pela junta médica.

Sobre esta questão, o Vereador Dr. Eduardo Manzano comentou estar satisfeito com a transparência das aplicações que estão de acordo com o esperado. “Estamos vendo que está havendo investimento na formação do grupo, tem alguns problemas na questão do conselho deliberativo que não tem se reunido como deveria,  mas no geral, eu considero que fizemos certo ao aprovar o Instituto. Vemos que já tem um grande número de aposentados, licenças médicas que são conseguidas rapidamente; é claro que ainda existem alguns ajustes como o problema da licença maternidade, que precisa ser de 6 meses conforme a lei municipal, mas creio que através dessa relação entre a Câmara e a diretoria do Previ Porto, vamos melhorando”, destaca. O Vereador comentou que  possui“ uma queixa grande com os previdenciários, que eles precisam ficar de olho na administração do fundo deles, tem que participar mais, foram feitos vários convites e a gente vê a quantidade mínima de pessoas na Audiência Pública, isso me deixa realmente preocupado, por que se os funcionários não assumirem o seu Previ Porto,  outros vão assumir e aí a gente sabe o que acontece como o Igeprev, aqueles rombos aquela situação que coloca até em risco a aposentadoria futura dos funcionários, faço um apelo a todos  que participem mais”, frisa.

O Diretor do Previ Porto, Sidney Pereira de Oliveira comentou que “a ideia é fazer mensalmenste essa prestação de contas e os vereadores são muito importantes nesse processo, uma vez que eles estejam a par de tudo que acontece,  podem ser  bons aliados;  a questão da transparência, com a ajuda da fiscalização da Câmara, ajuda e é importante a gente ter essa proximidade com a Câmara, todos ganham com isso”, esclarece.