Câmara Municipal se solidariza a Manifestação da UFT a favor da educação

por pol — publicado 30/05/2019 20h01, última modificação 30/05/2019 20h01
Na manhã desta quinta-feira, dia 30, a Câmara de Porto Nacional recebeu alunos, professores e funcionários da UFT de Porto Nacional que realizavam uma Manifestação a favor da educação. Estavam presentes os vereadores Charles Souza que presidia a Sessão, Jean Carlos, Tony Andrade, Clau Mascarenhas, Salmon Pugas, Argemiro, , Professor Sebastião, Miúdo, Djalma Araújo e Adael Oliveira.

A uma só voz, alunos, professores e funcionários da UFT de Porto Nacional protestaram: “Não é balburdia, é solução! Educação é o futuro da nação”! Contra os cortes realizados pelo Governo Federal na verba da UFT em 43%.

Na ocasião, os vereadores fizeram questão de ressaltar que a Casa de Leis é solidaria a esta causa e que a Câmara irá ecoar este grito.

Foi solicitado pelos manifestantes que seja constada em ata a redação de uma carta de apoio em defesa da educação com o posicionamento contrário ao corte dos parlamentares.

Ao início da sessão, após apresentação de matérias na ordem do dia, o vereador Djalma Araújo solicitou através de ofício que a tribuna fosse aberta aos presentes, para ampliar o debate e dar voz a sociedade.  Os demais vereadores apoiaram e prontamente cederam seu tempo no pequeno expediente para ouvir as demandas trazidas pelos manifestantes.

Fizeram uso da palavra os estudantes Rafael Godinho, Iuri Duarte, Raquel de Abreu e as professoras, Suiá Omin, Janaina Capistrano e Etiene Fabbrin.

Ao fazer uso da tribuna, foram levantados os temas a seguir:

• A questão do transporte público que afeta diretamente a questão da educação, tendo em vista que a evasão escolar nas instituições de ensino superior de Porto Nacional se deve em parte, por falta de condições dos alunos de chegar a Universidade, pela inexistência de transporte público.

• A segurança pública e a falta de iluminação nos arredores das universidades.

• O direito ao lazer, considerando que o Centro Olímpico está interditado, sem condições de uso;

• Ausência de mulheres vereadoras na Câmara Municipal;

• Biblioteca pública municipal fechada.

Para a professora Suiá Omin, “esse momento é muito importante, pois proporciona o dialogo entre os representantes e a população que estuda, já que dentro da universidade está se debatendo sobre a sociedade diariamente, fazendo ciência, fazendo politica, portanto este espaço é necessário para que a sociedade conheça o que a universidade faz e perceba a importância de boas condições de trabalho, que os alunos tenham condições dignas para estudar, sem precariedade.

A professora Janaina Capistrano enfatizou a importância desse debate, que muitas vezes não é valorizado, ao mesmo tempo em que fez uma cobrança ao vereadores de uma resposta efetiva para as demandas trazidas por eles: – “O que tem sido feito para mostrar que politica se preocupa com a educação? Queremos que os vereadores possam levar esse recado aos deputados federais e senadores para que eles saibam que a base está se movendo, que os vereadores façam ecoar a voz da base”, frisa.

Conforme a professora Etiene Fabbrin, que em breve assumirá a Direção do Campus da UFT de Porto Nacional, “os alunos da UFT estão prontos para a luta; ressalto que se os cortes não forem revistos, a partir de agosto a UFT, não terá dinheiro para pagar luz, água e contratos. Esse movimento foi iniciado pelos estudantes, as demandas que os estudantes trouxeram são demandas que os vereadores podem ajudar a resolver, teremos outra manifestação dia 14 e solicitamos que os documentos que fizerem aqui sejam levados aos deputados federais e senadores.

Posteriormente ao uso da tribuna foi autorizada a secretaria da Câmara que redija uma Carta de Repúdio contra os cortes da educação brasileira e a elaboração de uma carta de apoio ao movimento da UFT.