Câmara é anfitriã em debate sobre reforma da previdência

por pol — publicado 01/06/2019 11h55, última modificação 01/06/2019 12h12
A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou nesta sexta-feira, 31, às 19h, um debate sobre a Reforma da Previdência, com a presença do Deputado Federal Célio Moura (PT/TO), do Deputado Estadual Zé Roberto (PT), do ex- Deputado estadual Paulo Mourão (PT), do Presidente da Câmara, Chico Silva, do Vereador Miúdo, do Vice Prefeito Ronivon Maciel, do sindicato dos trabalhadores rurais, sindicato da educação, sindicato dos professores universitários, acadêmicos da UFT,COMSAUDE e a comunidade em geral.

O Presidente da Câmara, vereador Chico Silva, destacou ser um prazer  receber  este evento na Câmara, ao   saudar e agradecer  os presentes. O Deputado estadual e representante regional do PT, Zé Roberto, agradeceu a presença de todos e o acolhimento da Câmara de Porto Nacional para o que considera uma luta difícil, por isso está sendo feito esse esforço para pressionar o Congresso em que a classe trabalhadora deve se conscientizar e tomar posição contra a reforma da previdência.

O ex deputado federal,  ex prefeito de Porto Nacional e ex deputado estadual, Paulo Mourão agradeceu pela honrosa visita do Deputado Federal,  Célio Moura e parabenizou o    presidente Chico Silva e os vereadores portuenses, que deram um exemplo em defesa da cidadania em defesa da população contra esse modelo equivocado da reforma da previdência ao fazer e levar nos gabinetes dos nossos representantes em Brasília a Moção de Repúdio contra a proposta de emenda constitucional PEC 06/2019, que altera as regras da seguridade social no Brasil, dispondo sobre a reforma da previdência. Mourão expos sua preocupação ao destacar que a sociedade está desmotivada e desmobilizada e explicou que é preciso lutar contra a reforma que propõe, dentre outras coisas,  a   desconstitucionalização  e  o sistema de capitalização da previdência. “Precisamos que a sociedade tenha real consciência, só vamos barrar essa brutalidade que está sendo trabalhada contra o povo brasileiro se formos pras ruas, é hora de cada um entender que temos que chamar os nossos representantes, para que eles não façam algo contra o trabalhador; se a sociedade não se mobilizar, o acordo dentro do congresso vai passar, não se iludam;   temos que ir pra rua em defesa da nossa cidadania constituída, seja um mensageiro dessa conscientização, seja um agente modificador para fazer a diferença em nosso país”, enfatiza.

O Deputado Federal Célio Moura, fez questão de esclarecer que é o “único deputado federal do Tocantins contrário à reforma da previdência” e agradeceu aos presentes  por “esse espaço para discutir um assunto tão importante e trazer as informações para todo o Brasil daquilo que está tirando o sono dos trabalhadores,” comenta.    Moura, destacou que “a Câmara de Porto Nacional está de parabéns por ser a primeira do estado a fazer a Moção de Repúdio e ainda protocolar no Congresso Nacional”, comemora. Sobre a capitalização, o Deputado Federal esclareceu que “este é um grande problema: ao invés do trabalhador  estar no regime geral da previdência atual, querem torna-lo  o único responsável pela sua aposentadoria. Além disso, querem acabar com o PIS, vão acabar com abono de férias, não vai existir mais salario mínimo, o Brasil não sabe o tamanho do pepino que é essa reforma e atinge em cheio principalmente quem ganha até 2 e 3 salários mínimos. Por isso estamos andando pelas cidades do nosso estado, sendo esta  a  97ª cidade que visitamos  para conversar com a população, com todo mundo sobre a reforma e se não fizermos essa pressão essa reforma corre o risco de passar”, enfatiza.

Logo após suas palavras, foi aberto ao público presente o espaço para perguntas e questionamentos para que todos pudessem esclarecer suas dúvidas sobre a reforma da previdência.