Câmara de Porto Nacional realiza sessão solene em homenagem aos 15 anos da UFT

por pol — publicado 05/06/2018 15h18, última modificação 05/06/2018 15h18
A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou nesta terça, 05, uma sessão solene em homenagem aos 15 anos de efetiva implantação da Universidade Federal do Estado do Tocantins, UFT. Estavam presentes os vereadores Alexandro Ribeiro, Clau Mascarenhas, Miúdo, Jean Carlos, Tony Andrade, Charles Souza, Argemiro, Salmon Pugas, Chico Silva e Djalma Araujo, bem como o diretor da UFT, campus de Porto Nacional, George França, a prefeita universitária, Lucinéia Medrado, professores e servidores da instituição. A sessão solene foi uma solicitação através de requerimento do vereador Djalma Araujo. Desta forma, a sessão após ser aberta, foi conduzida inicialmente pelo vereador Djalma Araujo que é acadêmico da UFT, no curso de letras.

Ao usar a tribuna, o diretor da UFT em Porto Nacional, George França, ressaltou a importância da instituição para a sociedade portuense e homenageou pessoas importantes para a universidade, que contribuíram para que a mesma seja o que é hoje, destacando os  professores Bertolim e  Napoleão, presentes na sessão. Ao fazer um breve histórico da instituição o diretor explicou que a mesma já vivia uma experiência de instituição de ensino superior, antes de se tornar federal; atualmente está presente em várias cidades do estado: Tocantinópolis, Miracema, Arraias, Gurupi, Miracema, Porto Nacional, Araguaína e Palmas, contribuindo para a formação de pessoas no nosso estado no âmbito de ensino superior. O diretor explicou que o campus de Porto Nacional vem crescendo, e oferece 7 cursos: geografia, letras, historia , biologia, letras libras, ciências sociais e relações internacionais, além de 3 mestrados que muito contribuem para o desenvolvimento da região de Porto Nacional  tanto  para analise sócio econômica e politica como o desenvolvimento de cultura e ciência de nosso estado.  Finalizando o diretor levantou questões a resolver, como a questão do transporte publico para os alunos,  destacando que a universidade precisa que os  alunos tenham condições de locomoção para chegar a universidade.

Logo após  fizeram uso da palavra os vereadores, Chico Silva, que destacou que “enquanto acadêmico da instituição  foi militante na luta pela sua  federalização”. Fez uso da palavra o vereador Argemiro, que fez questão de enfatizar que sua esposa é professora na UFT há vários anos; o vereador Salmon Pugas solicitou o apoio ao diretor  para a efetivação do requerimento de sua autoria que solicita curso de direito e pedagogia no campus de Porto Nacional. O vereador Jean Carlos, em poucas palavras parabenizou aos servidores da UFT ao externar sua alegria em participar desse momento histórico.