Câmara de Porto Nacional realiza Audiência Pública na região sul

por pol — publicado 16/05/2018 09h10, última modificação 16/05/2018 09h10
A Câmara Municipal de Porto Nacional, realizou nesta terça-feira, 15, às 19h uma Audiência Pública no Colégio Estadual Angélica Ribeiro Aranha, para tratar de assuntos relacionados a infra estrutura, melhorias e ações da gestão visando cumprir propostas de campanha na região sul do município, abrangendo os setores, Alto da Colina, Porto Imperial, São José e Setor Garcia. Estavam presentes, os vereadores Djalma Araujo, autor do requerimento para a realização da Audiência Pública, o vereador Miúdo, a defensora pública, Dra. Kenia Martins, o assistente social, Jurimar Júnior, a diretora do colégio Angélica Aranha, Gladys Helena Homrich e representando o prefeito, o secretário de governo, Geylson Neres. Participaram várias lideranças da comunidade local e moradores da região sul de Porto Nacional.

Após a abertura feita pelo vereador Djalma Araujo e bênção inicial com Pastor Jânio, a palavra foi franqueada aos representantes de cada região para levantar as demandas e as dificuldades de cada região. Fizeram uso da palavra Alessandro Belém de Oliveira,  Osmano,  a defensora pública, Dra. Kenia Martins, Valdemir Gomes, Fábio Tatu,  Gladys Helena, diretora do colégio Angélica Aranha, o professor Antônio Castro, Robson Pinheiro, Hernandes Márcio Belém, o pastor Jânio, Luiza Monteiro, Agenor Alves, Charles Pereira Mascarenhas. Logo após o levantamento das demandas, fez uso da palavra, a Dra. Kenia,  o vereador Miúdo e encerrando o secretário de governo, Geylson Neres.

As demandas elencadas foram:

• Iluminação pública e extensão de rede elétrica na Rua 10, setor Porto Imperial;
  • Extensão de rede água;
  • Drenagem pluvial;
  • Regularização fundiária, setor São José;
  • Recuperação de ruas intransitáveis;
  • Quadra esportiva;
  • Limpeza do matagal;
  • Revitalização da entrada da cidade;
  • Campo próprio;
  • Pavimentação asfáltica;
  • Segurança Pública;
  • Apoio para implantação do EJA 2º e 3º segmento ( para que os alunos possam deslocar em segurança no período noturno);
  • Redutores de velocidade  e placas indicativas do Colégio Angélica Aranha;
  •  Faixas de pedestres para a travessia do anel viário;
  • Abrir rua atrás do Colégio Angélica Aranha e arborizar;
  • Projeto Rua 200 (cratera);
  •  Falta de assistência social na região;
  • Escola inacabada;
  • Atendimento precário Posto de Saúde, exames, consultas, pedidos do SUS;
  • Coleta de Lixo;
  • Relatos de abusos e violências domesticas e sexuais na região;
  • Implantação de um CRAS que atenda a região sul;
  • Hospital Universtário.

Estas foram as demandas que os moradores locais levantaram. A Dra. Kenia, deixou agendada uma data em que a Defensoria Pública realizará na região um atendimento coletivo, dia 08 de junho a partir das 16h, no Colégio Angélica Aranha, onde a instituição irá conversar com a comunidade para oficializar demanda da região ao poder público.

O secretário de governo, Geylson Neres, encerrou a noite, destacando a importância de ouvir as dificuldades da região, conclui que receberá todas as demandas e trará a resposta para cada uma delas individualmente, se poderá ser realizada ou não, quando e como, para que audiência tenha resultados efetivos. Desta forma, será agendada uma outra audiência, na segunda quinzena de junho para trazer a comunidade da região as respostas para seus questionamentos.

Para o vereador Djalma Araujo, a Audiência foi produtiva, a partir do momento em que o secretário Geylson Neres, se compromete a voltar a comunidade com as respostas para suas demandas e procurar resolver, na medida do possível os anseios da região.