Sessão Solene marca a comemoração do Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de Porto Nacional

por Rodrigo Alves publicado 08/03/2023 18h40, última modificação 08/03/2023 18h40

A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou nesta quarta-feira, (08), uma sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.

A solenidade tem autoria da Vereadora Rozângela Mecenas, e requerimento da Vereadora Joelma do Luzimangues, que entregou uma moção especial em homenagem as servidoras da Casa de Leis.

 

O Vereador Jefferson Lopes, fez um pronunciamento especial em nome dos demais vereadores, ressaltando o papel da mulher na sociedade e a importância da construção de valores inerentes a sua capacidade de acolhimento, sensibilidade e de afirmação.

“Fica aqui os meus parabéns a cada mulher, bem representadas, as que estão na educação, aqui tá lá na saúde sabemos que não é fácil, e sabemos que mesmo em meio a pandemia, enfrentaram obstáculos para cuidar da nossa gente. Que sejam sempre essas mulheres que vocês são, olhando a frente, enxergando longe e pensando forte. Obrigado e parabéns a todas.”

 Vereador Jefferson Lopes

Vereador Jefferson Lopes

 

O Vereador Pim Junior parabenizou a servidora aposentada, Edizia Carneiro, uma das homenageadas da Sessão Solene. Em sua fala ressaltou o ano de 1977, ano de seu nascimento e data que a servidora chegou em Porto. E recitou um belo texto de cordel em virtude das histórias de vida e superação de ambos.

 Vereador Pim Junior

 Vereador Pim Junior


O Vereador Tenente Salmon Pugas parabenizou todas as mulheres e relembrou a saudade de sua mãe citando o exemplo que ela deixou em sua vida.

“E hoje completa 11 meses que eu perdi a minha mãe, a mulher mais importante da minha vida, mas se tem uma coisa que me deixa alegre e satisfeito, foi que eu pude viver com a minha mãe e ver o quanto ela foi importante na vida, na minha vida e na vida de todos os filhos. 

9 filhos e 2 já faleceram, minha mãe partiu, deixando 7 filhos e deixou todos, digamos assim, no linguajar bem nosso todos agasalhado trabalho, residência própria, mãe separada, mas mesmo assim ela não se entregou. Então eu louvo a Deus pelo tempo que eu tive com a minha mãe e louvo a Deus pela vida de todas as mulheres. "

 

Mulheres - Pilar da nossa sociedade

No início das atividades, a Vereadora Rozângela Mecenas, expressou satisfação em presidir a solenidade do “Dia Internacional das Mulheres, e destacou ainda a força das mulheres na sociedade e a luta por igualdade.

“No dia 27 de fevereiro, foi aprovado nesta Casa de Leis, um requerimento de minha autoria, onde neste 08 de março realizaríamos a Sessão Solene do “Dia Internacional da Mulher”, e esse ato aconteceu, e estou hoje radiante de felicidade em poder homenagear tantas mulheres importantes que contribuíram em diversas funções no crescimento e melhoria da nossa cidade. As mulheres lutam por melhores salários, as mulheres lutam por carga horária justa, as mulheres lutam muito. Elas são, com certeza, o pilar da nossa sociedade”.

Vereadora Rozângela Mecenas

Vereadora Rozângela Mecenas

 

Servidoras homenageadas

A Vereadora Joelma do Luzimangues ressaltou a importância das mulheres que integram o legislativo portuense, e através de requerimento prestou uma homenagem especial por meio de uma moção de aplausos em reconhecimento ao trabalho honrado realizado. 

“ Sabemos que o dia da mulher são todos os dias, mais que é comemorado no dia 08 de março, e essa homenagem para todas as servidoras que incansavelmente estão aqui diariamente dando seu melhor, vencendo os obstáculos, e quero na oportunidade desejar um feliz dia das mulheres a todas as mulheres do nosso Tocantins, da nossa cidade, do nosso Distrito de Luzimangues, somos fortes, somos guerreiras feliz dia das mulheres a todas. ”

Vereadora Joelma do Luzimangues 

Vereadora Joelma do Luzimangues

 

Homenageadas agradecem pelo reconhecimento

Estiveram presente na composição da mesa ao todo 12 mulheres, de diferentes áreas de atuação, dentre elas: Adélia Martins de Moura Pinto Ramos, Presidente do Coletivo de Mulheres em Movimento, Tânia Maria de Sousa Moura Educação, Cristiane Nunes de Oliveira Aires Amaral, Saúde, Leonilda Martins de Almeida Barros, Ex-vereadora, Maria Inez Pereira, Advogada, Maria Francisca Correa de Oliveira Tavares, Tecidos Porto, Gladis Helena Homrich, Empreendedora, Zulmira Gonzaga Cardosa, Igreja Católica,Silvania Martins Bemvindo Pacheco, Segurança Pública, Edizia Carneiro de Araújo Servidora Aposentada do Município.

A ex-Vereadora por dois mandatos em Porto Nacional, Leonilda Barros, agradeceu pela iniciativa e pontuou sobre o momento e relembrou com orgulho de ter sido umas das autoras da lei orgânica do Município.

“Pra mim hoje é um dia de gratidão a Deus, gratidão a Rozângela, a Câmara de Porto e a minha família, que é o maior patrimônio que tenho e acima de tudo, agradeço a Deus pelos momentos importantes que me proporcionou. Fui Vereadora por 2 mandatos, e sedo a mais votada em Porto Nacional e também eu tive a honra de ter elaborando com os meus colegas a Lei orgânica do Município onde eu fui Secretária geral. Sou uma pessoa feliz e realizada e muito obrigado a vocês todos por esse momento. "

 Leonilda Barros  

Leonilda Barros

 

A Coronel da policial militar da reserva, Silvania Martins, agradeceu pelo momento e pela bela homenagem.

“Hoje tivemos aqui a grata satisfação de encontrar mulheres em diversas áreas e eu como na da área da segurança, vim aqui representando todas as mulheres que lutaram, que viveram esse momento de luta na nossa sociedade e de conquistas e fiquei muito feliz realmente poder estar aqui nesse momento representando todas as mulheres de Porto Nacional do nosso Tocantins. ”

Silvania Martins

Silvania Martins

 

A servidora aposentada do Município, Edizia Carneiro, se disse honrada em participar da homenagem.

“Esse momento pra mim hoje aqui é único na minha vida, porque é o momento de reconhecimento das pessoas e só tenho que agradecer a Deus, e a palavra que eu que eu escolhi pra hoje é gratidão, gratidão a vida, gratidão a saúde, gratidão aos amigos, gratidão de ser mulher, principalmente ser mulher, eu quero aqui deixar um recado as mulheres que não deixe a vaidade morrer, não deixe o sonho morrer porque nós somos mulheres, nascemos mulheres, crescemos mulheres e morremos mulheres. ”

Edizia Carneiro

Edizia Carneiro