Câmara municipal: Diretora da assistência farmacêutica esclarece sobre falta de medicamentos no município
A Câmara municipal de Porto Nacional realizou na manhã desta terça-feira,(17), a 29ª Sessão Ordinária, sob presidência da Vereadora Rozângela Mecenas, ocasião que recebeu a Diretora de assistência farmacêutica do município, Júlia Maria Souza, que após solicitação da casa de leis por rmeio de indicação do Vereador Salmon Pugas, levou esclarecimentos sobre a falta de medicamentos na rede básica do município.
Falta de remédios na rede
Sobre a falta de medicamentos na rede municipal a diretora da assistência farmacêutica explicou que não se trata apenas de Porto Nacional e que é uma situação nacional.
" A falta de medicamento hoje em Porto Nacional não é uma causa restrita somente ao município, é uma causa que envolve um problema nacional de falta de matéria prima devido a mesma ser exportada e a falta dessa matéria-prima não está chegando aqui no Brasil é que muitos medicamentos hoje estão em falta. Pontuou, Júlia Maria.
Valores dos medicamentos
Outro fator também é a questão dos valores, os preços. E a administração pública trabalha dentro do princípio da legalidade com o processo licitatório. Esse processo uma vez executado assinado os contratos esses valores precisam ser mantido ou se não é necessário que o faça o pedido de um reequilíbrio.
E no mês de março nós tivemos um aumento nos preços dos medicamentos e esse aumento nos preços devido a inflação hoje não somente na parte da assistência farmacêutica mas também na cesta básica esses valores aumentados eles tem realmente dificultado que o fornecedor entregue o produto para o município de Porto Nacional.
Dificuldade dos fornecedores
Sobre a dificuldades dos fornecedores a diretora pontuou. "E essa dificuldade que os fornecedores estão tendo de manter os preços uma vez licitados é que tem ocasionado a falta do medicamento para ser dispensado para a população.
Medicamentos gratuitos na rede privada
Sobre a medicação que é fornecida de forma gratuita a comunidade, Júlia exemplificou sobre uma farmácia local que fornece. " Nós temos hoje uma farmácia, a Farmácia Brasil, que fica no setor Jardim Brasília, que ela tem um convênio, ela tem uma parceria com o Governo Federal onde o paciente ele pode ir de posse da sua receita, do cartão SUS, um documento de identificação com foto e fazer a retirada do medicamento de modo gratuito. Sendo esses medicamentos principalmente de uso contínuo de doenças mais prevalecentes como hipertensão, diabetes, dentre outros.