De autoria do Vereador Pim Junior, Câmara municipal aprova título de cidadão portuense ao Padre Douglas Aires
A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou na manhã desta terça-feira,05, a 10ª sessão ordinária de 2024.
O plenário José Gonçalves Gama de Araújo pautou importantes proposituras e aprovou matérias de suma importância para a comunidade portuense.
De autoria do Vereador Pim Junior, foi aprovado por unanimidade pela Casa de leis, o título de cidadão portuense ao Padre Douglas Aires de Lira. Em Porto Nacional, Padre Douglas sempre desenvolveu um trabalho prestigiado pela comunidade católica e através do título de cidadão portuense , a Casa de Leis reconhece seus relevantes trabalhos no município
(Vereador Pim Junior)
Perfil do Padre Douglas Aires de Lira
Padre Douglas Aires de Lira, natural de Gurupi- Nasceu no dia 27 de outubro de 1989.Filho de Santana Aires de Lira, tendo também com pais os seus avós maternos Maria Tavares de Lira e Francisco Martins Portinho.
Cursou o Ensino Fundamental na Escola Municipal – Antônio de Almeida Veras, e parte do Ensino (1º e 2º ano) no CEM Bom Jesus em Gurupi, concluindo o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Sagrado Coração de Jesus em Porto Nacional – TO.
Foi criando em uma família católica. Sendo os avós católicos atuante, desde pequeno o mesmo o acompanhava as missas e nas rezar dos Terço em família. Seu primeiro amor pela vocação se deu com nas celebrações do Monsenhor Torres, guarda no seu coração, o amor, o zelo do Monsenhor ao celebrar as missas, cada vez participava se encantava ao ver as Mãos do Padre Torres erguida na Consagração. Outra lembrança viva era o momento que os avós e demais fiéis entrava na fila para receber a Sagrada Comunhão – Corpo de Cristo ele embora pequeno e sem entender ia também para fila para receber as bênçãos,” quando o Monsenhor colocava as mãos na minha cabeça era algo maravilhoso, sentia ser tocado pelas Mãos de Jesus, como se estivesse recebendo o Corpo e o Sangue de Jesus.”
Ao completar 10 anos de idade começou participar da Catequese e ao mesmo tempo ajudar o Pároco da paroquia Santo Antônio de Gurupi- Monsenhor Juarez Gomes da Silva. Ajudava como sacristão, desta a forma visitava todas Capelas com o Monsenhor. E ao terminar as missas as mulheres, os fiéis já o chamava de PADRE. Seu coração se enchia de alegria, feliz e dizia: “_ vou ser Padre como o Padre Juarez.” Pois ele foi o meu principal inspirador. Pois era um sacerdote de oração e que estava sempre no meio povo, visitava as famílias era um Padre amado pelo povo e assim sempre desejei ser.
Aos doze anos recebeu a sua Primeira Eucaristia, aos 14anos fez sua confirmação a CRISMA e logo após vou morar na Casa Paroquial com o Monsenhor Juarez. Pois este era seu Pai Espiritual, e já vendo seu desejo de ser Padre foi enviado para Porto Nacional para participar do Momento Vocacional.
Janeiro de 2008 foi acolhido no Seminário São José para assim cursar o Seminário Menor e concluir o Ensino Médio no Sagrado Coração de Jesus – Porto Nacional – TO.
2009 – Iniciou o curso de Propedêutico - Preparação para o Seminário Maior.
Sendo sua primeira Pastoral a Paroquia Nossa Senhora das Mercês.
2010 - Foi acolhido no Seminário Maior Divino Espirito Santo /Palmas – TO - Fazendo a Pastoral na Paroquia Santos Reis – Porto Nacional em Especial na Comunidade São Pedro- Setor Tropical Palmas – Porto Nacional. TO.
2011 e 2012- Continua no Seminário Maior / Palmas - Pastoral na Comunidade Santa Luzia – Nova Capital e visitas e celebrações no Setor São Vicente.
2012 - Conclusão do Curso de Filosofia
2013 - Inicia a segunda etapa formativa – Curso de Teologia
2013 a 2016 – Cursando Teologia- Inicia Pastoral no Distrito de Luzimangues
- Chegando na Paroquia Santa Cruz, da qual era pertence a Arquidiocese de Palmas e ano 2013 transferida para Diocese de Porto Nacional neste período de transição depara com todas as Comunidades desativadas.
Juntamente o seu Pároco Padre Leomar começam o Trabalho Pastoral. Visitando as famílias, formando lideranças Pastorais e rezando e assim retornou a Vida Paroquial da Paroquia Santa Cruz, as missas foram retornadas para sede paroquial, uma vez, que as Celebrações não era na sede da Paroquia.
A fé, união e oração foi reativando as Comunidade existentes e abrindo Novas Comunidades, entre elas a Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Setor Portal do Lago), Capela Santa Luzia (Laguna I), Igreja Nossa Senhora de Fátima (Setor Águas Lindas).
Comunidades existente agora atividades Pastorais atividades_ Santa Ana (Setor Vilagem Morena), Nossa Aparecida (Moia), São José (Canto Grande) e Comunidade Divino Espirito Santo (Rural).
2017 – Pastoral na Paroquia do Divino Espirito Santo – Porto Nacional/ Centro.
2017 – No dia 09 de dezembro foi ordenado Diácono
No dia 17 de dezembro foi acolhido com Administrador Paroquial da Paroquia Nossa Senhora s de Fátima/ Fatima TO.
2018 - Dia 06 de Junho, foi ordenado Presbítero – PADRE
2018 - Dia 08 de junho REZOU A SUA PRIMEIRA MISSA – Na Capela Bom Jesus em Gurupi. Sua Capela de Origem e neste dia foi também um Presente para a sua Mãe/avó pois era o seu aniversário.
2018 – Dia 17 de junho tomou posse como Pároco da Paroquia Nossa Senhora de Fátima – Fatima/ TO.
2018 - Após sua ordenação foi Provisionado Vice – Reitor do Seminário São José _ Porto Nacional, com função de cooperar no acompanhamento dos Seminarista da Diocese em Palmas- TO.
2019 – Além de Pároco da Paroquia Nossa de Fátima, Vice _ Reitor, foi provisionado – Promotor Vocacional.
2020 - Fevereiro, foi nomeado Reitor do Seminário São José – Porto Nacional TO e continuando a missão de Pároco Na Paroquia Nossa Senhora de Fatima até 06 de junho.
2021- Além de Reitor do Seminário São José, foi nomeado Vigário da Paroquia do Divino Espirito Santo- Porto Nacional.
2022 – Entregou a função de Vigário Paroquial do Divino Espirito Santo ficando só com a Reitor do Seminário e a dedicação aos Padres idosos. (Monsenhor Juraci e Padre Jesus).
2022 Novembro / Dezembro a pedido do seu Bispo Dom Romualdo e por ser obediente ao mesmo aceitou ser Administrador Paroquial da Paroquia Santo Reis – Porto Nacional- TO
2023 – Continua com Reitor do Seminário São José e nomeado Vigário Paroquial da Paroquia Nossa Senhora das Mercês, contribuindo com Eldinei Carneiro, na missão pastoral – Catedral e as Comunidade São Judas Tadeu e Imaculada Conceição.
(Padre Douglas Aires de Lira)